Florestas de Produção

Consciente de que a manutenção das florestas é fundamental para a conservação do solo e a preservação da vida animal, para a renovação do ar e o equilíbrio dos mananciais de água e para o suprimento da madeira, como matéria-prima nobre, renovável e biodegradável, a Tramontina investe em projetos de florestas de produção.

As florestas plantadas com o objetivo específico de abate, para atender à demanda da indústria madeireira, é uma ótima alternativa para aliviar as pressões de consumo que ameaçam florestas naturais.

 

Sistema de Retenção de Pós Madeiras

Um dos grandes problemas ambientais do planeta é o lançamento de emissões poluentes na atmosfera. Na Tramontina, existem equipamentos especiais para promover a remoção de poluentes de gases gerados durante inúmeros processos industriais. Permitem tanto o tratamento do ar antes que este seja lançado à atmosfera como o reaproveitamento do resíduo. Um exemplo deste reaproveitamento é a queima em caldeira da serragem dos produtos de madeira para a geração do vapor utilizado no processo produtivo.

 

Viveiro da unidade Belém

A unidade de Belém iniciou projetos em 1992. Hoje, cultiva e mantém árvores de várias espécies nativas da Amazônia.
Além disso, a indústria é abastecida por termelétrica própria, que utiliza como combustível os resíduos de madeira gerados no processo de fabricação.